Linhas de Pesquisa

Práticas Escolares de Ensino

Pesquisas e trabalhos relacionados neste eixo temático versam a respeito de relatos e narrativas de experiências vividas em sala de aula, a saber:

a) discussões a respeito dos materiais e artifícios didáticos utilizados em sala de aula;

b) desenvolvimento do ensino através de projetos;

c) realização de práticas pedagógicas interdisciplinares;

d) relato de experiência vivida em sala de aula, utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino.

História da Educação

São contemplados neste eixo pesquisas e trabalhos, em andamento ou concluídos, que foquem nos processos de difusão, recepção e apropriação dos conhecimentos, nas seguintes temáticas:

a) histórias de conteúdos e de disciplinas escolares em diferentes níveis de ensino;

b) histórias de artefatos didáticos relacionados ou dirigidos à educação;

c) história do ensino por grupos culturais ou comunidades de prática.

Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação no Ensino

Abrange nesta linha, pesquisas e trabalhos, em andamento ou concluídos, que investigam o papel das tecnologias no ensino e/ou aprendizagem, bem como, na formação de professores, tais como:

a) As Tecnologias e a formação de professores;

b) O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem na Educação Básica;

c) Utilização de redes sociais, ambientes virtuais, softwares como apoio à docência;

Formação de Professores

Compreende investigações, em andamento ou concluídas, que contemplem os processos de constituição profissional do professor, a saber:

a) Descrição do processo de construção de significados e da percepção de sua vida profissional por parte do professor;

b) Estudo das crenças e concepções na formação profissional do professor;

c) O papel da pesquisa na formação de professor.

Scroll to Top