Nos dias 25 e 26 de julho de 2025, o Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) promoveu o II Seminário da Especialização em Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias com o objetivo de proporcionar discussão e reflexão sobre as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do curso.
O evento foi realizado no Áuditório 2 do Módulo Luizão na UESB, campus de Vitória da Conquista e contou com a presença dos estudantes, professores, familiares e comunidade interessada nas pesquisas desenvolvidas na área de educação.
As pesquisas desenvolvidas ao longo da especialização e orientadas pelos professores do curso revelaram o compromisso e a dedicação dos estudantes em propor reflexões e investigar os problemas da escola básica. As dicussões promovidas possibilitaram também ampliar as perspectivas e multiplicação dos saberes.
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Discente | Orientador(a) | Título da Pesquisa |
---|---|---|
Andréa Silva Novaes | Prof. Me. Felipe Queiroz da Silva | O uso dos jogos de aritmética no aprendizado em uma turma do 5º ano do ensino Fundamental |
Ana Cláudia Mendes Novais | Prof.ª Ma. Tatiana Silva Santos Soares | Multiplicação e divisão no livro didático de Matemática, da coleção Bem-Me-Quer Mais, 5° ano, à luz da Teoria dos Campos Conceituais |
Esther Ribas Farias Alves | Prof.ª Ma. Tatiana Vieira dos Santos Paiva | Matemática e tecnologia: utilização de vídeos curtos como recurso para ensino de equações do 2º grau |
Georgia Cristina Gonçalves Fernandes | Prof.ª Ma. Veronice Meira da Silva | Arte e ciência: produção de esculturas como recurso para o ensino da microbiologia na EPJAI em uma escola pública de Vitória da Conquista/Ba |
Uiliam Alves Almeida | Prof. Dr. Zenildo Santos | A exploração do software spaceengine na compreensão do sistema solar e das condições para a vida humana |
José Carlos Oliveira da Silva | Prof.ª Ma. Veronice Meira da Silva | “Quebra-cabeça 3d”: o processo de produção de uma obra destaque no III salão de arte matemática da UESB |
Maria Madalena Oliveira Silva Marques | Prof.ª Dr.ª Cleusiane Vieira Silva | A contribuição do simulador interativo phet para a construção da aprendizagem significativa do conteúdo de frações nas aulas de matemática |
Sídia Rocha Gomes | Prof.ª Ma Taniele de Sousa Pereira | As contribuições do pensamento computacional no ensino e aprendizagem das operações de subtração e divisão com estudantes do 4º ano do ensino fundamental |
Rafael Miranda Oliveira da Silva | Prof.ª Ma Tatiana Silva Santos Soares | Redesenho de tarefas na Educação Infantil: possibilidades no ensino e aprendizagem da Matemática E Ciências |
Fotos




















